sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Conclusão sobre a identidade brasileira


A identidade brasileira é algo sem dimensões, sua vasta área de abrangência formada pela contribuição de várias populações nos propiciou o que  chamamos de Terra de Santa Cruz, essa mescla que deu cara a este lugar.
As contribuições para a formação brasileira, não foi algo introduzido bruscamente, veio da participação de pequenas coisas de várias culturas. Thífani Postali diz em seu artigo publicado no jornal Cruzeiro do Sul que a história cultural brasileira é um tanto bagunçada. Também, não haveria de ser diferente se fomos colonizados e nossas terras abraçaram todos os povos que procuraram abrigo ou fugiram dos mais variados problemas ou, por conta de um momento histórico conturbado, foram sequestrados, como o caso dos africanos. Por conta da colonização portuguesa, muito da nossa cultura passou a ter base nos padrões europeus.
Contudo em texto publicado pelo IBGE, pela parte de Comunicação Social, pode-se constatar uma visão diferente para identidade brasileira que cita: "Elemento de caracterização da sociedade e do Estado brasileiro, o território é um dos fundamentos e símbolo da identidade nacional, o que torna seus mapas uma referência desta identidade e de seu reconhecimento no mundo. O Atlas demonstra que, enquanto resultado do poder e da ação sobre o espaço geográfico, a formação do território brasileiro é comprometida com uma visão interligada de processos e circunstâncias que moldaram, no tempo e espaço, a tropicalidade, a ocupação socioeconômica e a ação do Estado no Brasil. O processo de ocupação e as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil estiveram fortemente relacionadas com a exploração de seus recursos e das potencialidades naturais de seu território."
Percebemos uma visão diferente, mas o que podemos concluir que o que é identidade brasileira é aquilo que está na boca do povo, e seus costumes, desde o carioca de pé na areia ao baiano que comemora o carnaval como se fosse a última coisa de sua vida. São as coisas comuns da população que designam a cara do Brasil e assim como Postali, podemos concluir que o Brasil é um "Caldeirão de culturas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário